Tudo que é planejado é conquistado!

por Débora Faião

Tudo que é planejado é conquistado!

É com esta frase que começo o texto de hoje que fala sobre a experiência de uma maratona.

No final do ano passado, depois de correr algumas meias maratonas e com incentivo dos meus amigos corredores ou não, estabeleci qual seria a meta de 2014: minha primeira maratona.

Pois bem, lá fui eu me preparar… Foram treinos e mais treinos tanto curtos quanto longos, corridas na c
idade e região, fortalecimento muscular e uma alimentação adequada ao meu objetivo.

Os treinos foram cruéis, cansativos, puxados e ao mesmo tempo prazerosos.  Depois de cada um eu me sentia mais prepar1234646_725823464155334_668395411896749888_n (1)ada e querendo que o dia chegasse logo.

Encontrei amigos/parceiros para os treinos em dias de chuva, sol, calor, frio, dias que não estava rendendo, mas que tinha que terminar a quilometragem estabelecida na planilha. Dias que acabava o treino e ia direto dar minhas aulas na academia, dias que abortei a missão de treinar por extremo cansaço e desânimo, dias que eu perdia o foco e o que mais queria era “não” me aventurar nesta louca vida… enfim, nestas horas  tive muita, mas muita força dos meus amigos e parceiros corredores. Obrigada queridos!

Depois de treinar, treinar, treinar e treinar…

Ufa!! Chegou o grande dia…  Dia 27 de Julho de 2104, a Maratona da Caixa, na cidade do Rio de Janeiro.

A ansiedade tomou conta não só de mim, mas de todos que me acompanharam tanto nos treinos como na torcida.

E foi dada a largada! Os quilômetros passaram tão rápido… mas o km 22 (chegando no elevado do Joá) foi especial ! Foi nele que senti um friozinho na barriga e uma vontade de correr mais e mais. E daí por diante fui levada pela emoção. Emoção de estar ali, emoção de terminar a prova, emoção de ser companheira aos meus companheiros, emoção de superar mais um objetivo na minha vida.

Logo chegou o km 30, 35, 38, o aterro do flamengo tão desejado e esperado por nós, e principalmente o pórtico de chegada dos 42,195km da Maratona.

Saiu tudo melhor do que eu esperava. Foi muito bom, excelente, MARAVILHOSO. Tenho certeza que esta foi somente a primeira de muitas maratonas na minha vida.

Termino com a frase que, ao meu ver, explica exatamente o que sentimos quando terminamos a prova: “Se você quiser correr, corra uma milha! Se quiser experimentar uma outra vida, corra uma maratona.” (Emil Zátopek)

————————————————————————————————————————

Débora dos Reis Faião – CREF 016940-G/MG

Formada em Educação Física pela UFJF

Pós Graduada em Ciência do Treinamento Desportiva pela UFJF

Responsável pela Equipe Kids Long Life e professora do Studio de Personal Long Life

Blog

Serra do Cipó – MG

A Serra do Cipó é uma das mais importantes províncias turísticas do estado de MG. Abriga o Parque Nacional Serra do Cipó, com cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados. Saiba mais…

acesse

Ibitipoca – MG

Ibitipoca, um pequeno vilarejo, onde o turismo vem crescendo e muito nos últimos anos devido a grandes eventos culturais, gastronômicos e esportivos, além das belezas naturais do seu Parque Estadual. Saiba mais…

acesse

Serra Fina

No início de Julho, nossa professora Nina Marques esteve na Serra Fina, um “pedaço” da Serra da Mantiqueira, por sua vez, uma das mais importantes cadeias de montanhas do Brasil. Saiba mais…

acesse