Pedra da Gávea – RJ

Por Nina Marques

Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea está situada na Floresta da Tijuca.
Com trilha de extensão de aproximadamente 2,5km e elevação de 844 metros, é uma das montanhas mais altas do mundo às margens do oceano.
A entrada da trilha se dá pelo Parque Nacional da Tijuca, com funcionamento de segunda a domingo das 8h as 17h. A entrada é gratuita, porém monitorada.

A trilha não é tão sinalizada, mas existem poucos pontos que geram dúvidas. Começa por um caminho de pedras e vai adentrando a floresta. Alguns pontos existem correntes e “escadas” que ajudam nas subidas.

Foto arquivo pessoal Maycon Nunes (Carrasqueira com o tempo aberto)

O grau de dificuldade da trilha é considerado médio e a parte mais que exige maior cuidado é a carrasqueira, um paredão de pedra que deve ser “escalado” por iniciantes com a utilização de equipamentos de segurança.
Os mais experientes ou que conhecem o local, conseguem subir sem equipamento, mas ainda assim, exige bastante atenção, pois é um local com grande índice de acidentes.

 

 

O tempo aproximado de caminhada é de 2h até o topo, local de onde se tem uma vista das praias da Barra e Recreio dos Bandeirantes.

Vista do topo com o tempo fechado

Subi com dois amigos que conhecem bem o local, Vivian Telles e Maycon Nunes, mas no dia o clima não colaborou e chegamos no topo com muitas nuvens, o que não tirou a beleza e energia do local.

A descida é feita pelo mesmo caminho e a carrasqueira exige ainda mais atenção se estiver sem equipamento de segurança. O tempo de descida também é em torno de 2h e próximo a entrada do Parque há uma cachoeira, local onde paramos para um banho, antes de irmos embora.

Para quem deseja conhecer a Pedra da Gávea sugiro contratação de guias ou pessoas que  conheçam bem o local. Atentem se para a previsão do tempo, pois com chuva ou muita neblina o treeking pode ficar perigoso.

Indicação de Guia: Thales William

Contato: (21) 9 9490 – 4981

Siga no Instagram @pedradagavea e fique por dentr

o de tudo que rola por lá!

Algumas curiosidades sobre a Pedra da Gávea:

A pedra tem esse nome porque os marujos portugueses reconheciam seu formato como um cesto de gávea. A pedra foi avistada no primeiro dia de janeiro de 1502 pelo navegar Gaspar de Lemos. Ainda hoje é usada como referência por velejadores na costa do Rio de Janeiro.

Foto arquivo pessoal Maycon Nunes (vista com o tempo aberto)

No topo da Pedra da Gávea há um bloco de pedra com o formato de um rosto humano, é chamado por muitos de “O Imperador”. Rezam as lendas que o rosto poderia ser esculpido por fenícios que chegaram até as terras do Rio de Janeiro. Há relato que em um dos lados da face há uma inscrição que diz: “Aqui Badezir, rei de Tiro, filho mais velho de Jetbaal”.

“O imperador”

 

Foto arquivo pessoal Vivian Telles (com tempo aberto)

Blog

Ibitipoca – MG

Ibitipoca, um pequeno vilarejo, onde o turismo vem crescendo e muito nos últimos anos devido a grandes eventos culturais, gastronômicos e esportivos, além das belezas naturais do seu Parque Estadual. Saiba mais…

acesse

Serra Fina

No início de Julho, nossa professora Nina Marques esteve na Serra Fina, um “pedaço” da Serra da Mantiqueira, por sua vez, uma das mais importantes cadeias de montanhas do Brasil. Saiba mais…

acesse

Desafio Rio do Alto – Abril 2018

O desafio Rio do Alto, consta em uma programação completa para a alta temporada de montanhismo 2018.
A proposta é atingir os 10 maiores picos do Rio de Janeiro, dividido em 5 fases. Saiba mais…

acesse