Bike, saúde e a evolução do ciclismo

por Roberta Stopa

10151838_273292556182751_5305004393909765169_n

OS BENEFÍCIOS DA BIKE PARA A SAÚDE E A EVOLUÇÃO DA MODALIDADE

A prática do ciclismo é considerada o desporto mais eficaz para a prevenção de problemas cardíacos, dando ao coração uma grande reserva de potência. Benefícios da bike para a saúde

Além desse benefício, pesquisas médicas constataram que o uso regular da bicicleta proporciona numerosas vantagens à saúde. A bicicleta funciona com agente libertador, ampliando o universo dos que utilizam. Andar de bicicleta estimula a “Glândula Hipófise”, localizada na base do cérebro, fazendo-a aumentar de cinco a sete vezes o volume de secreção do hormônio do crescimento em relação à outros métodos.

Muito importante também é a contribuição do ciclismo como agente preventivo. O uso diário da bicicleta é uma das armas contra a obesidade, pelo simples aumento dos gastos calóricos. Da mesma forma, previne contra os vícios de postura porque, além da ativação dos membros inferiores, fortalece a musculatura como um todo, incluindo membros superiores, tronco e pescoço.

A ação preventiva do ciclismo ajuda, ainda a evitar ou controlar doenças do tipo metabólico, como o excesso de açúcar no sangue, problemas cardíacos, por fortalecer a musculatura do coração e a Osteoporose é um processo gradativo de redução da quantidade de cálcio e fósforo do sistema ósseo, que ocorre em um apreciável número de pessoas, especialmente após os 45 anos de idade, tornando-se rarefeito e menos resistente.

Por simples prazer ou por conscientização desses benefícios que a bicicleta proporciona cada vez mais lugres repletos de ciclistas, em fins de semana ou mesmo em dias úteis.

 

 Evolução do ciclismo

Ciclovias, Ciclofaixas, uma campanha massiva da mídia e do governo em prol da bicicleta e da sustentabilidade estão fazendo com que cada vez mais pessoas se interessem pela bicicleta seja como cicloturismo ou alto rendimento. É inegável que as grandes cidades estão aos poucos sofrendo uma transformação e uma mudança no cotidiano. Foram necessários muitos protestos e vítimas fatais para que essa campanha fosse colocada em prática e uma nova postura fosse adotada pelo poder público.

Bicicleta é a tendência do momento. Com toda a onda de sustentabilidade, meios de proteger o meio ambiente e métodos de poluir menos, ela é a opção que todos escolhem. Hoje em dia ela não é só vista com um hobby e um esporte, mas também como um meio de transporte verde e uma junção de praticar uma atividade física, alcançar o destino mais rápido e contribuir para melhorar o meio ambiente.

A última década, ou especificamente nos últimos cinco anos, o mercado brasileiro de bicicletas sofreu uma grande revolução. O ciclista brasileiro é muito bem servido de produtos hoje. Os nacionais melhoraram muito e tem bastante produto bom disponível. No nível dos negócios, o setor tem se organizado com associações e entidades que trabalham para melhorar o segmento profissional e consequentemente as condições dos usuários. As bicicletas estão com muito mais qualidade e os atletas profissionais nacionais estão ocupando seu espaço no cenário mundial. Que venha as Olimpíadas Rio 2016!!

E você, já garantiu a sua bike? Venha pedalar com a Equipe Long Life!

Segundas e quartas 19:30h na Via São Pedro.

—————————————————————————————————————————————————————

Roberta Stopa
Graduada em Educação Física na Faculdade Metodista Granbery
Atleta Profissional de MTB e Responsável Técnica Grupo de Ciclismo Long Life

 

Blog

Serra do Cipó – MG

A Serra do Cipó é uma das mais importantes províncias turísticas do estado de MG. Abriga o Parque Nacional Serra do Cipó, com cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados. Saiba mais…

acesse

Ibitipoca – MG

Ibitipoca, um pequeno vilarejo, onde o turismo vem crescendo e muito nos últimos anos devido a grandes eventos culturais, gastronômicos e esportivos, além das belezas naturais do seu Parque Estadual. Saiba mais…

acesse

Serra Fina

No início de Julho, nossa professora Nina Marques esteve na Serra Fina, um “pedaço” da Serra da Mantiqueira, por sua vez, uma das mais importantes cadeias de montanhas do Brasil. Saiba mais…

acesse