A “moda” do CROSSFIT

por Daniel Tavares

Conheça o novo método de treinamento, o CROSSFIT.

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Hoje em dia, muitas pessoas buscam ter um bom nível de condicionamento físico sem necessariamente estarem preocupadas com a aparência, pois estão percebendo que a melhor maneira de conseguir  uma “boa forma” é tendo um bom nível de condicionamento físico.

E é justamente isso que o método de treinamento Crossfit busca, então, para começar, o que é Condicionamento físico segundo esse método? Três conceitos diferentes são usados para avaliar.

primeiro conceito é baseado nas 10 aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício, que podem ser melhoradas através de treinamento. São elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Sendo assim, um bom programa de treinamento, deve ter exercícios que desenvolvam  uma adaptação em cada uma dessas aptidões.

segundo conceito é a execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória, ou seja, poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Seguindo essa ideia, o modelo de treinamento se baseia em exercícios funcionais feitos em altas intensidades e constantemente variados. Não há uma rotina de treinamento, qualquer tipo de atividade imaginável, poderá ser realizada, sempre visando a melhora das aptidões físicas.

E o terceiro conceito visa desenvolver nossas três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer tipo de ação física.  A primeira é responsável pelas atividades de maior potência, e dura aproximadamente 10 segundos; a segunda é a que mantém

as atividades de potência moderada, com duração de poucos minutos, e por fim a terceira via que é conhecida como aeróbia, responsável por atividades de baixa potência de média e longa duração. Por isso, um treinamento deve buscar o melhor equilíbrio possível entre essas três vias de energia.

O CrossFit é um programa de treinamento que busca equilibrar força e condicionamento físico geral proporcionando a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma melhora em todas as capacidades físicas ditas anteriormente.

O treinamento é realizado para que as pessoas executem da melhor forma possível os mais variados tipos de atividades físicas ao invés de serem excelentes em apenas uma ou duas aptidões físicas como agilidade e velocidade. A especialidade do CrossFit é não ser especializado.

O resultado final desse treinamento é estar acima da média quando o assunto é condicionamento físico e consequentemente acima da média em saúde e qualidade de vida. Isso pode ser visto e medido quando jogamos bola com amigos, nadamos no clube, brincamos com uma criança, ou seja, a ideia final é transferir o que se treina para o dia a dia.

A grande vantagem é que o treinamento de CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. O mesmo tipo de treinamento para idosos é feito para atletas profissionais, logicamente a carga e intensidade são adaptadas, mas o programa é o mesmo. Pontos fortes e fracos são treinados.

Os treinamentos de CrossFit são baseados principalmente:

– na ginástica, desde o movimento mais rudimentar até os mais avançados, melhorando assim a capacidade de controlar o corpo tanto em movimento quanto parado, aumentando a sua relação de força-peso e flexibilidade;

– no Levantamento de Peso Olímpico, que visa a habilidade única desse esporte em desenvolver uma grande potência muscular em seus praticantes, através da manipulação de um objeto externo e de um grande recrutamento muscular; e por fim, qualquer outro tipo de movimento ou exercício considerado importante o suficiente para promover uma grande adaptação  neuromuscular, como correr, pular, remar, pedalar.

Dessa forma, a variedade de exercícios que são feitos no CrossFit é praticamente infinita, desde pular corda, correr, levantar peso, saltar, remar, escalar corda, jogar medicine ball para o alto, até, subir em argolas, pendurar em uma barra e fazer qualquer outro exercício que for útil ou necessário. Caso a pessoa não seja capaz de fazer algum exercício, cada passo necessário para a execução do mesmo será ensinado e adaptado a condição física e postural da pessoa, até chegar a um ponto de conseguir realizar na totalidade. A postura corporal correta é sempre exigida e de suma importância na prática dessa modalidade.

Então, não espere fazer exercícios de isolamento muscular como Leg Press, Tríceps Puxador ou uma Rosca Scott no CrossFit, esse método busca ensinar a movimentar o seu corpo, baseado em movimentos funcionais, constantemente variados e executados em alta intensidade.

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Daniel Tavares
CREF: 018836-G/MG
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós Graduado em Ciência do Treinamento Esportivo pela Faefid/ UFJF

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